Quem nunca foi a uma palestra em que o microfone ficava dando aquelas microfonias ensurdecedoras ou o Datashow que ficava piscando, claro demais mais a ponto de não dar para ver os dados mostrados, ou fora da tela fazendo com os perfeccionistas de plantão e pessoas com toques ficassem se contorcendo em seus lugares?

Veja também: EVENTOS CORPORATIVOS? A LM AJUDA VOCÊ

A verdade é que por mais esperado ou venerado que seja o palestrante com sua importância, fama e/ou o excelente assunto que será ministrado no momento da palestra, os detalhes técnicos da palestra, ainda assim pode se tornar coadjuvante ou até protagonista do evento. Deixando o palestrante e/ou o público muito frustrado com evento.

É muito comum em conversas de corredores em empresas, o responsável pela organização do evento ficar preocupado com os detalhes ou equipamentos para a realização da palestra. A verdade é que cada evento é único e os convidados sempre estão atentos ao palestrante, mas como ninguém é de ferro, geralmente também observa os detalhes técnicos que envolve a sua palestra e/ou seu evento, que para serem perfeitos precisam estarem no ambiente sem serem notados. Eles estão no ambiente apenas para melhorar a experiência do público e não o contrário.

Palestra

Para que seu público tenha uma boa experiência e saia falando apenas do assunto da palestra ou o quanto o palestrante é bom e cativantes, os detalhes técnicos do evento precisa estar no mínimo perfeito.

Vamos listar aqui alguns detalhes técnicos que podem te ajudar a trazer um ambiente melhor para o seu evento:

Não dá para discutir sobre qual destes detalhes é mais importante em uma palestra. A verdade é que cada um deles devem ter o seu devido tratamento para que a experiência seja completa.

O som

Precisa ter um tratamento onde o ideal seja ouvi perfeitamente o que é falado e todos os pontos da sala, nem para mais, nem para menos.

O teste antes da palestra deve abranger o caso de o palestrante precisar grita e mesmo assim, não dar microfonia ou mesmo que ele precise falar baixo, ele seja ouvido nos cantos mais remotos da sala.

A imagem

palestra

Em primeiro lugar, a imagem precisa estar nítida, com os tons de cores, brilho e contraste perfeitamente configurados para que o projetor transfira uma imagem no mínimo boa para a tela.

Ter o cuidado de não deixar a imagem do projetor fora da tela, mesmo que seja um pouco. O excelente é projetar toda a imagem sem distorção dentro da tela. Quando fica um pedaço fora da tela já mostra o desleixo de quem configurou o projetor e a falta de preparo dos organizadores do evento.

Claro que devemos observar direitinho para que não tenha nenhuma mancha na tela. Caso tenha essa tela não pode ser utilizada, para não causar efeitos visuais que confundam os participantes do evento.

A iluminação

A iluminação deve trazer um ambiente de confiança para os participantes, onde dê para todo mundo se vê e enxergar os obstáculos em sua volta. Mas precisa-se observar que o local onde está a projeção da imagem deve estar com um poucos menos de intensidade de luz para que a imagem projetada tenha uma qualidade boa, melhorando assim a experiência dos participantes.

Uma das grandes preocupações em relação a luz, deve-se estar na visualização do(s) palestrante(s) em todos os ângulos da sala.

E por fim, a escolha da sala, o local a ser usado para o evento precisa ter uma bela visão do palestrante em todos os lugares, não deve ter nenhum obstáculo para visualiza-lo. Esteja atento as exigências dos órgãos reguladores de ambientes com um aglomerado de pessoas, como: Extintores, saídas de emergências, etc.

A LM deseja a você e seus convidados uma excelente palestra, nós trabalhamos para que você não tenha preocupação em todo o tempo da organização do seu evento, cuidamos de cada detalhe do seu evento e garantimos o conforto de todos os envolvidos. Conte com a gente.

.